quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Comida Japonesa é no Sushi Garden!



O restaurante Sushi Garden em Blumenau/SC, para suprir a necessidade de um público que aprecia o requinte da comida japonesa.
É um dos mais antigos da cidade e vem sempre aprimorando seu espaço, inovando cardápio e atendendo bem os seus clientes.


Somos clientes desde a abertura e já perdemos a conta de quantas vezes fomos!!!
Somos sempre muito bem atendidos e recepcionados pelo Sr. Braz, Andrei e Cia.


Dentre nossos pratos preferidos estão o Combinado especial,

o Combinado Especial de Salmão,e o Gunkan de Camarão, mas qualquer prato é uma ótima pedida.

Para quem não curte a comida japonesa, há pratos quentes da cozinha chinesa também.

A carta de vinhos está bem montada com bons rótulos da Cia do Vinho.
O preço é acessível, com excelente custo benefício. Vale provar!

Enfim, um lugar que já virou a extensão de nossa casa, onde nos sentimos muito bem e passamos momentos muito agradáveis entre familiares e amigos.

Parabéns à casa e toda a sua equipe!

Aberto de terça a domingo, a partir das 18:30 hs.

Sobre a Cozinha Japonesa:

Cada vez mais popular em várias partes do mundo por sua bonita apresentação e seu sabor imcomparável, a cozinha japonesa vem ganhando mais e mais adeptos, principalmente por ser considerada uma comida muito saudável.

Esta culinária baseia-se principalmente em peixes (alimento com pouca gordura e baixo colesterol), legumes e soja, que é largamente utilizada também em forma de molho (shoyu), pasta fermentada (missô) e queijo de soja (tofu).


Outra característica importante da cozinha japonesa é o tempo de cozimento dos ingredientes, de modo a conservar seu frescor e, sempre que possível, suas cores naturais, realçando seu aroma e sabor.


Os benefícios do sushi

A crescente popularidade do sushi fora do Japão é sinal de uma tendência. Hoje em dia, por várias razões, as pessoas começam ver a própria alimentação de um modo mais universal, não só pelo paladar, mas também (ou mesmo principalmente) pela sua salubridade.

Os tradicionais ingredientes do sushi combinam perfeitamente com a inclinação de nossos dias em se reduzir o consumo de carne vermelha e carboidratos. Na sua confecção, os alimentos enlatados ou artificiais são evitados e a variedade de ingredientes é surpreendente e agradável, se não tentadora..

Com exceção do otoro, que é a parte gorda da barriga do atum, a gordura é praticamente inexistente nos ingredientes do sushi. Por outro lado, são ricas em proteínas e minerais como cácio, fósforo e ferro.

O vinagre adicionado ao arroz tem propriedades antibacterianas, previne contra a fadiga, diminui o risco de arteriosclerose e hipertensão.

Os mariscos são conhecidos por suas propriedades rejuvenecedoras, especialmente da pele. Ou seja, o sushi é realmente uma comida saudável em toda a extensão da palavra.


Conheça um pouco da história do sushi

País-arquipélago, é do mar que o Japão retira os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e frutos estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura. Já, o arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.

O sushi é a combinação do arroz com os pescados crus. Apesar de parecer uma combinação estranha e exótica é, na verdade, uma combinação logicamente adaptada aos produtos regionais.

Antigamente, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo. A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim, o sushi prensado.

No século XVIII, um cozinheiro chamado Yohei decidiu parar de utilizar o peixe fermentado e passou a oferecer algo parecido com o que conhecemos por sushi. A preparação se tornou muito popular em Osaka que, na época, era a capital comercial do Japão. Era justamente nesta cidade que se reuniam os comerciantes de arroz.

Osaka está situada na região de Kansai e assim ficou conhecido o estilo de sushis enrolados em algas, decorados e apresentados de forma alegre e colorida. Já na região de Tókio, o estilo era o Edo e cujo o melhor exemplo é o nigirizushi, aquele bolinho coberto com o peixe sem a utilização da alga.

Em meados do século XIX, começou-se a utilizar o vinagre, o wassabi e o gengibre, pois eles tinham fortes poderes antibacterianos. Nessa época começou uma grande preocupação quanto a manipulação e o consumo dos peixes crus. Surgiram assim, os primeiros quiosques que faziam sushi no formato que conhecemos hoje.

Dica: No meu blog de receitas "Cozinha da Janita" - http://cozinhadajanita.blogspot.com/ - você encontra a receita daquela entradinha tradicional de pepino japonês. Fica ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário